Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Implantes dentários

Dr. Josué Nogueira Especialista em periodontia, prótese, e implante. Excelência em odontologia estética, com Newton Fahi. Curitiba

Devolvem a beleza do seu sorriso

A perda de dentes é um problema que afeta, infelizmente, milhões de brasileiros. Porém existem modernas técnicas de implantes que permitem corrigir essas perdas devolvendo a beleza do seu sorriso.

Para quem ainda não sabe, o Implante Dentário é um pequeno pino de titânio puro, no formato de um parafuso. Este pino de titânio é instalado cirurgicamente dentro do osso maxilar ou mandibular para funcionar como uma raiz dentária. Em seguida é fixada uma corôa protética sobre o implante substituindo os dentes perdidos.

O titânio é um metal que é usado freqüentemente na área médica, pois ele não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e por esta razão é considerado um material biologicamente compatível. Ele adere ao tecido ósseo produzindo uma ligação biológica entre o osso e o titânio, conhecida como osseointegração.

Quando o paciente não possuí uma quantidade óssea adequada para receber o implante dentário, é preciso recorrer a um outro procedimento cirúrgico denominado de enxerto ósseo, que aumenta a altura ou a espessura do osso no local da cirurgia, permitindo a instalação do implante dentário.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre os implantes dentários, confira a entrevista com o Dr. Josué Nogueira – Especialista em Periodontia, Prótese e Implante, e Excelencia em Odontologia Estética com Newton Fahl, Curitiba.

 

RMF- Quanto tempo demora o tratamento?

Dr. Josué Nogueira- O tempo de conclusão varia de caso para caso. Após a colocação, os implantes dentários permanecem em repouso só por um período de 2 a 6 meses para que ocorra a osseointegração (adesão do titânio ao osso), depois deste período os implantes dentários deste período os implantes dentários são descobertos para que uma prótese dentária seja conectado implante. Em alguns casos específicos, a prótese pode ser instalada no mesmo dia da cirurgia de colocação do implante dentário. Mas durante o período de cicatrização do implante o dentista pode colocar uma prótese dentária provisória.

MITOS

Dr. Josué Nogueira- O Implante Dentário não causa dor. Obviamente trata-se de um procedimento cirúrgico e pode ocorrer edema (inchaço), especialmente nos primeiros dias de pós-operatório. O edema é proporcional ao porte da cirurgia. Cirurgia de enxerto ósseo costumam provocar maior edema. Entretanto, existem medicações específicas para o controle da inflamação pós-operatória. Nas cirurgias guiadas por computador este desconforto é quase inexistente.

 

RISCOS E COMPLICAÇÕES

Dr. Josué Nogueira- Os riscos são mínimos. A cirurgia é feita, normalmente, com anestesia local sendo mais simples que a extração de um dente, por exemplo. Sobre as complicações? A principal é a periimplantite que é uma doença que acomete o osso e a gengiva ao redor do implante dentário. É preciso manter o implante limpo, com uma escovação adequada, o uso de fio-dental e bochecho com solução anti-séptica diariamente com orientação do cirúrgião-dentista. Outras complicações são a fratura ou afrouxamento do pequenos parafusos que prendem as próteses. O importante é o comparecimento regular do paciente às consultas de manutenção para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer alteração.

 

REJEIÇÃO

Dr. Josué Nogueira- A taxa de sucesso dos implantes dentários osseointegráveis é alta, havendo diversos estudos científicos comprovando sua eficiência, mesmo após décadas em função mastigatória. Existe, porém, uma possibilidade pequena de perda do implante dentário (não ocorrência da osseointegração) em torno de 2 a 3% dos casos, normalmente logo após o período de instalação do implante. Nesses casos o implante dentário é removido facilmente, podendo recolocar um novo implante no local.

 

CURIOSIDADES

Dr. Josué Nogueira- Sempre perguntam se fumantes e diabéticos podem receber implantes dentários. Pois bem, no caso de fumantes, o tabagismo pode prejudicar a cicatrização adequada, entretanto não impede que tenham implantes dentários instalados ou reabilitados com sucesso. O paciente deve conversar com o seu dentista para obter informações mais específicas com suas necessidades dentais e efeitos do tabagismo.

Outro caso é o diabetes que não tem nenhuma contra-indicação absoluta. O importante é o paciente manter o diabetes controlado, especialmente durante o período de osseointegração. O insucesso de implantes dentários em pacientes diabéticos esta quase sempre relacionados a pessoas que desconheciam o problema e des compensaram justo durante o período da osseointegração.


Você sabe escolher um bom dentista?
Implante dentário – Uma solução permanente
Implantes dentários